As exportações de Sorriso, finalmente, reagiram em 2021 e começam a alcançar números mais condizentes com o histórico do município. Dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) revelam que o primeiro quadrimestre deste ano apresenta crescimento de 6,2% em relação ao período passado. Entre janeiro e abril de 2020 o município havia comercializado U$ 562 milhões e nos quatro primeiros meses deste ano o valor é de 597 milhões.
A retomada ainda não é suficiente para recuperar o posto de maior exportador de Mato Grosso, atualmente ocupado por Rondonópolis, mas consolida Sorriso no segundo lugar. Ao todo, as vendas registradas na cidade representam 8,4% das exportações estaduais. O município também é o segundo que mais compra do exterior. As importações cresceram quase 20% e beiram os U$ 118 milhões. Com isso, o saldo da balança comercial continua superavitário em U$ 479 milhões.
Metade das vendas de Sorriso são feitas para a China, que aumentou as compras em U$ 56 milhões na comparação com o período passado. A Itália teve um aumento de quase 250% nas compras e aparece como segundo destino, com 7,3% das compras, seguido da Turquia com 6,4%, da Espanha com 3,6% e da Rússia com 3%. Os sorrisenses também negociaram com outros 31 países.
Eles compraram, prioritariamente, soja. Em grãos, a oleaginosa responde por 85% das vendas e em tortas e outros resíduos por outros 3,7%. O milho tem 7,5% das exportações e o algodão 3,5%. A carne completa o percentual.
Fonte: MT Ao Vivo / Só Notícias