O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, está com os estoques em situação de alerta. Embora haja a necessidade de todos os tipos sanguíneos, no momento, a maior carência é pelos tipos negativos, em especial O -, além dos tipos A-, B- e AB-.
A diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, alerta para a importância de manter os estoques de sangue sempre regulares para atender as necessidades dos hospitais públicos do Estado. “Uma doação pode salvar até quatro vidas e todo tipo sanguíneo é bem-vindo”, afirma.
As doações podem ser agendadas por meio deste link ou por telefone (65) 98433-0624 (Whatsapp, ligação ou mensagem) ou no tradicional número fixo: (65) 3623-0044, ramais 211 e 221.
Para ser um doador, é necessário ter mais de 16 anos, pesar mais de 51 quilos, estar em bom estado de saúde e ter uma alimentação saudável. Homens podem fazer até quatro doações anuais, com prazo de dois meses entre cada uma. Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com um espaço de quatro meses.
O MT Hemocentro fica localizado na Rua 13 de junho, n° 1.055, Cuiabá, Centro Sul. O funcionamento da unidade ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h.