Entre os dias 26 e 28 de novembro, o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Soluções de Disputas de 1º grau (Cejusc), que funciona em Cuiabá, vai se deslocar para Peixoto de Azevedo para realizar um mutirão de audiência de conciliação. Trata-se da quarta edição do projeto Cejusc Presente, que visita cidades do interior para incentivar a realização de acordos em processos trabalhistas.
Advogados, empregadores e empregados que tiverem processos trabalhistas na Vara do Trabalho de Peixoto de Azevedo podem pedir a inclusão na pauta de audiências do mutirão de conciliação até dia 20 de novembro. Para isso, basta entrar em contato com a Vara do Trabalho pelo telefone (66) 99256-9157.
O Cejusc Presente visa aproximar o Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT) da população do interior e disseminar a cultura da paz. A intenção é propiciar o diálogo entre as partes, auxiliando-as na realização de mais acordos e incentivar conciliações em processos trabalhistas que tramitam no interior do estado.
O projeto surgiu de uma experiência na cidade de Arenápolis, em novembro de 2022. A 1ª edição do Cejusc Presente foi realizada em Rondonópolis, em março de 2023, e a segunda, em Barra do Garças, em setembro do mesmo ano. Em junho de 2024 foi realizada a terceira edição em Sorriso, onde foram realizadas 88 audiências com 40% de acordos.
Cejusc
O Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Soluções de Disputas é uma unidade do TRT/MT especializada em atendimento ao público para a solução consensual de conflitos e orientação nas matérias relativas à cidadania.
Sediado no térreo do prédio das Varas do Trabalho de Cuiabá, o Cejusc conta hoje com sete salas de conciliação batizadas com nomes de pontos turísticos do estado: Chapada dos Guimarães, Manso, Nobres, Pantanal, Vila Bela, Poconé, e, agora, Dolina, criada para atender a 1ª edição do projeto Cejusc Presente.