No início da tarde deste Domingo (18/05) moradores da região do Castanhal, distrito de Analândia do Norte encontraram um veículo Volkswagen Cross Fox amarelo capotado na estrada.
Como sabiam que o carro pertencia a um senhor conhecido como Gauchinho, foram até o sítio onde este trabalhava para ver se ele precisava de algum auxílio.
No local encontraram dois homens mortos com tiros de espingarda calibre 12 na cabeça, e informaram a Polícia Militar. Por volta das 16:00h, a delegacia foi informada pela PM do ocorrido. Então uma equipe mista formada por policiais civis e militares dirigiu-se ao local para levantar as informações preliminares, e a perícia de criminalística e o IML foram prontamente acionados.
De posse das informações colhidas no local e em entrevista com pessoas da região, determinou-se que estavam na casa no momento do fato as duas vítimas, conhecidas pelas alcunhas de Gauchinho ( 66 anos) e Juarez (65 anos), e uma terceira pessoa conhecida como Cowboy (33 anos). Cowboy após o homicídio, deixou a arma na cena do crime e fugiu com o carro de uma das vítimas, mas acabou capotando o veículo na estrada logo depois, então conseguiu carona para à cidade de Marcelândia.
A partir de relatos de testemunhas, foi possível triangular a localização do suspeito. A informação da autoria delitiva e do local onde o autor do crime se encontrava foi repassado para outra equipe formada por policiais civis e militares que ficou na cidade. A equipe policial teve êxito em realizar a captura do indivíduo, menos de 4 horas após a comunicação do crime.
O suspeito estava com dinheiro subtraído das vítimas e com uma mochila onde foram encontradas roupas sujas de sangue.
Em entrevista o criminoso confessou o crime para os policiais.