O Mato Grosso Hemocentro, único banco de sangue público do Estado, lançou um novo sistema das doações, que é digital e permite o agendamento, o cancelamento e o esclarecimento de dúvidas relacionadas à coleta de sangue. O sistema pode ser acessado por navegador de qualquer dispositivo que possua conexão com a internet (celular, tablet, computador e notebook).
“Essa nova ferramenta terá um papel fundamental para o banco de sangue porque vai otimizar o processo de agendamento das doações. Vai facilitar o acesso e o registro desses agendamentos, que são tão importantes para a Saúde Pública. O sistema foi desenvolvido pela própria equipe de Tecnologia de Informação da Secretaria de Estado de Saúde e já está disponível para os cidadãos”, informou o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.
Devido à pandemia causada pela Covid, a unidade especializada trabalha exclusivamente por meio de agendamentos prévios. A medida tem o objetivo de evitar a aglomeração de doadores, profissionais da saúde e pacientes.
De acordo com a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanella, são atendidas cinco pessoas a cada meia hora, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.“Estamos muito felizes com a nova ferramenta de agendamento, pois está ainda mais fácil e rápido para um voluntário agendar a doação. Por isso, conclamamos toda a população a doar sangue e salvar vidas! O MT Hemocentro depende dos cidadãos para ter condições de abastecer as unidades do Estado”.
A doação de sangue no Brasil deve ser voluntária e gratuita, sendo que cada bolsa pode salvar até quatro vidas. O sangue coletado beneficia pessoas internadas em prontos socorros e hospitais do Sistema Único de Saúde, em Mato Grosso.
As doações do MT Hemocentro também podem ser agendadas por meio dos telefones (65) 3623-0044 (Ramal 221 e 222) e WhatsApp (65) 98433-0624. A sede é em Cuiabá, no bairro Centro Sul.
Redação Só Notícias (foto: Michel Alvim/assesoria)