Criados a mais ou menos 16 anos, (entre 2004/2005), os pequenos produtores da Agricultura Familiar dos Projetos de Assentamento do Planalto do Iriri e do Vida Nova II, que ao longo da sua historia ficaram no esquecimento, sem nenhum apoio de órgãos governamentais, principalmente do Executivo Municipal, começam uma nova historia. Na ultima sexta-feira, 18, foram entregues 520 toneladas de calcário.
Segundo moradores que ali estão desde a criação dos Assentamentos, foram anos de abandono, sem incentivo, sem apoio logístico e o principal que são tratamento a saúde, educação e estradas. Os dois assentamentos estão localizados a mais de 150 quilômetros da sede do município e mesmo sem o apoio necessário os assentados trabalham no plantio de diversas cultura como a Banana, Mamão, milho, mandioca e outros produtos do setor de hortifrutigranjeiros.
Com o apoio da Secretaria de Agricultura do Município de Peixoto de Azevedo, os vereadores Warley Siqueira (PDT) e Rosangela de Matos Dias – Zinha – (PSD), tem procurado levar a esses assentados e suas famílias apoio em todos os setores da administração publica, mas principalmente no setor produtivo.
Além do apoio técnico, os Vereadores conseguiram que a Secretaria de Agricultura atuasse na venda dos produtos, principalmente da mandioca, disponibilizasse um caminhão para o transporte da produção e uma patrulha mecanizada que fica a disposição dos Produtores para gradear a terra.
Na semana passada, com a participação do Vereadores Siqueira e Zinha, o Secretario Alan Aires, entregou cerca de 520 toneladas de calcário para as Associações de Produtores do Planalto do Iriri e do Vida Nova II, que será distribuído aos produtores. Para isso será disponibilizado uma carreta basculante para o transporte até a propriedade de cada produtor, bem como maquinário para colocar o calcário no solo.
A Vereadora Zinha, o Vereador Siqueira e o Secretário Alan Aires, disseram que o trabalho esta apenas começando e que em breve mais equipamentos serão entregues as Associações, dentre eles resfriadores de leite, kits para irrigação, maquinários e o patrolamento de todas as estradas dos travessões.