O crescimento de casos e mortes notado da Covid-19 em Mato Grosso preocupa o governador Mauro Mendes (DEM). Segundo o chefe do Executivo, isso pode ser um indicativo da terceira onda da pandemia do coronavírus no País.
Em entrevista ao programa Manhã Bandeirantes, na Rádio Bandeirantes, com o jornalista José Luiz Datena, nesta terça-feira (25), o governador apontou que foi um “descuido gigante” a falta de controle na chegada de estrangeiros ao País, permitindo o ingresso de uma nova cepa indiana do vírus.
“É fato que a contaminação está crescendo no nosso Estado e em todo País. Tem algo diferente voltando a acontecer e essa terceira onda, com essa cepa indiana que muito provavelmente já entrou no País, foi um descuido gigante”, disse Mendes.
“Deveríamos ter isolado todas as pessoas que vieram da Índia, para evitar que a cepa entrasse no País. Isso pode fazer um estrago gigantesco na saúde, na vida e economia do País”, completou.
A variante à qual Mendes se refere foi identificada na Índia e registrada no Maranhão na semana passada. Os levantamentos iniciais indicam que ela é mais transmissível do que as outras.
A variante foi apontada com uma das principais causas da alta de infecções na Índia, país que vem batendo recordes de mortes seguidamente nas últimas semanas.
Aumento de casos
Mendes ainda apontou o aumento de casos e mortes registrados nos últimos dias em Mato Grosso.
Segundo levantamento da Secretária de Estado de Saúde, em apenas três dias, a taxa de ocupação das UTI’s públicas destinadas a pacientes Covid saltou de 76% para 87%, taxa registrada na segunda-feira (24).
“Contra dados não há argumentos. O dado real é que o nível de contaminação está crescendo em todo o País. Em Mato Grosso voltou a crescer, a taxa de ocupação das UTI’s, que ficou um bom tempo acima dos 90% começou a cair nas últimas semanas, chegou a 74% de taxa de ocupação, e agora voltou a subir e está acima de 80%”, disse.
Fonte: MT Ao Vivo / Midia News