Mais de duas mil cabeças de gado foram flagradas em situação de maus-tratos em uma fazenda no município de Sapezal (a 473 km de Cuiabá), na última sexta-feira (18). Os animais estavam sem comida e água, em pastagens inadequadas e sob a supervisão de apenas um funcionário. O proprietário foi multado em mais de R$ 3 milhões.
O flagra aconteceu durante uma inspeção da Polícia Militar de Proteção Ambiental, solicitada pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), para verificar se o acordo firmado anteriormente estava sendo cumprido pelo proprietário, pois ele já havia sido investigado por denúncias de maus tratos a animais.
Durante a fiscalização na propriedade, a PM encontrou diversos animais em estado crítico, apresentando magreza extrema, com os ossos expostos e dificuldades para se locomover. Além disso, dois bois foram encontrados mortos, e uma carcaça de bovino estava sendo consumida por urubus.
Também foram encontradas ossadas espalhadas pela propriedade, indicando que outros animais morreram.
A fazenda havia recebido notificações por falta de nutrição adequada para o gado, após visitas do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), em 2022 e 2023. O fazendeiro deveria ter melhorado as condições das pastagens e aumentado a oferta de insumos.
Ainda de acordo com o MPMT, a Promotoria de Justiça aguarda a conclusão e envio do relatório de inspeção para adoção das medidas judiciais cabíveis.